domingo, 15 de janeiro de 2012

Dadaismo



Dadaismo foi um movimento artístico que surgiu na Europa em 1916. Esta possuía como características principais a ruptura com as formas de arte tradicionais entre outras como, por exemplo, objectos comuns do cotidiano são apresentados de uma nova forma e dentro de um contexto artístico; ênfase no absurdo e nos temas e conteúdos sem lógica.


O movimento Dadá (Dada) ou Dadaísmo foi um movimento artístico da chamada vanguarda artística moderna iniciado em Zurique, em 1915 durante a Primeira Guerra Mundial, no chamado Cabaret Voltaire. Formado por um grupo de escritores, poetas e artistas plásticos, dois deles desertores do serviço militar alemão, liderados por Tristan Tzara, Hugo Ball e Hans Arp.
       Embora a palavra dada em francês signifique cavalo de madeira, sua utilização marca o non-sense ou falta de sentido que pode ter a linguagem (como na fala de um bebê). Para reforçar esta ideia foi estabelecido o mito de que o nome foi escolhido aleatoriamente, desta forma, abrindo-se uma página de um dicionário e inserindo-se um estilete sobre ela. Isso foi feito para simbolizar o caráter anti-racional do movimento, claramente contrário à Primeira Guerra Mundial e aos padrões da arte estabelecida na época. 




O fim do Dada como actividade de grupo ocorreu por volta de 1921.




Marcel Duchamp foi um dos principais representantes do dadaísmo.




Sem comentários:

Enviar um comentário