domingo, 15 de janeiro de 2012

Arte Povera



 Arte Povera – “arte pobre”-Um dos mais influentes movimentos artísticos de avant-garde da Europa na década de 1960, tem como característica formal a utilização de materiais simples e artesanais como madeira, trapos, jornais, terra, cordas , metais, etc.


As obras da Arte Povera expressavam oposição a elementos da modernidade, interpretados como responsáveis por uma sociedade consumista e agentes destruidores do senso de memória e traços do passado. O uso de materiais “pobres” era também uma reação às pinturas abstratas – hegemônicas no cenário artístico dos anos 1950 e 1960- que na visão dos artistas da Arte Povera expressavam uma visão muito individualista além de permanecerem presas a tradições artísticas.
As obras da Arte Povera, ao apresentar materiais ditos “pobres”, procurava uma aproximação entre a arte e a vida cotidiana. Outra característica de algumas dessas obras era a incorporação de propriedades físicas dos materiais, como a oxidação do metal ou apodrecimento de vegetais, evidenciando oposições entre o eterno e o efêmero.


Sem comentários:

Enviar um comentário