domingo, 30 de outubro de 2011

GESTALT



O QUE É GESTALT?


A Psicologia da forma, Psicologia da Gestalt, Gestalismo ou simplesmente Gestalt é o estudo do fenómeno da percepção humana, especialmente da visão, ou seja,  dos processos e princípios da formação das imagens no nosso sistema ótico.


O QUE É A PALAVRA GESTALT?


Gestalt é uma palavra de origem germânica que significa “forma” ou “figura”, refere-se a um processo de dar forma, de configurar "o que é colocado diante dos olhos, exposto ao olhar".

A Teoria de Gestalt possui alguns príncipios e leis que regem a percepção humana das formas, que são conclusões sobre o comportamento natural do cérebro durante o processo de percepção.


QUAL É O PRINCÍPIO BÁSICO DA GESTALT?

O princípio básico da teoria da Gestalt é que o inteiro é interpretado de maneira diferente que a soma de suas partes.



ALGUMAS LEIS DA GESTALT:

LEI DA SEMELHANÇA

A lei da semelhança dita que eventos que são similares se agruparão entre si.




LEI DO FECHAMENTO

A lei do fechamento são elementos agrupados que parecem ser um só. Vemos um contorno quadrancular e a nossa mente "vê" um cubo da sua totalidade.




LEI DA PREGNÂNCIA

A lei da pregnância é a uma semelhança à lei da simplificidade. Esta é força da forma. Ou seja, quanto mais simples, mais facilmente é assimilada.




LEI DA CONTINUIDADE

Esta lei está relacionada com o alinhamento dos elementos dispostos. Os elementos que se desenvolve, seguindo um eixo contínuo, constituem uma forma pregnante. Ou seja, em vez de ver linhas e ângulos separados, é vista uma linha.



LEI DA PROXIMIDADE

Segundo esta lei os elementos são agrupados pela sua proximidade. Quanto mais próximos os elementos estiverem maior é a tendência de serem tomados como um só.








 "O espírito humano tem dificuldade em aceitar aquilo que aparece aos olhos como uma configuração aleatória de coisas ao acaso, em desordem ou de modo caótico. Os olhos procuram continuamente retirar do que vêem uma organização, uma estrutura, uma ordem (...)" (manual de desenho 11ºano, ed. Asa)

Sem comentários:

Enviar um comentário